O Plano de Ação do Reassentamento, considerou o modelo de reassentamento tipo-urbano para as famílias dependentes de empregos na cidade de Tete ou Moatize ou de outras actividades não agrícolas foram categorizadas para reassentamento tipo-urbano, que seja feito próximo da cidade de Tete ou vila de Moatize por forma a proteger os seus meios de subsistência, dependendo da proximidade destes meios urbanos.
Em 2018, em sessão do governo da Província de Tete, aprovou o inicio da implementação do reassentamento urbano em Mboza, distrito de Moatize, Província de Tete.
A vila de reassentamento aprovada pelo governo compoe, a construção de 272 casas, 1 posto de saúde, 1 escola primária, 1 posto policial, 4 igrejas, estradas, sistema de eletricidade, sistema de água, mercado, campo de futebol, escritório de mulher e acção social.
272 casas
Na aldeia de Mboza foram construídas 272 casas (de acordo com a lei de reassentamento em vigor em Moçambique) com 3 quartos, uma sala, uma cozinha e uma casa de banho, área total construída de 97m2. A área do quintal de cada família é de 40m x 20m, com espaço suficiente para a casa principal e pátio para lazer em família.
{gallery}mboza/casas{/gallery}
Centro de saúde (centro de saúde do tipo II)
Foi construído um centro de saúde tipo II, cujo desenho está de acordo com a lei moçambicana. O centro de saúde tem uma área de cerca de 10000m2 que é composta pelos seguintes itens, bloco de medicina, farmácia, sala de tratamento, quarto de guarda de materiais, bloco de maternidade com 3 camas e uma enfermaria; Laboratório e farmácia, um bloco de lavabos públicos, um tanque de água dedicado, rede eléctrica, muro envolvente à volta do terreno e duas casas de tipo 2 para pessoal e saúde (80m2 cada).
{gallery}mboza/centro-saude{/gallery}
Escola Primária de Mboza
A escola primária com instalações para absorver os alunos da 1ª à 7ª série com bloco adicional da escola secundária foi construída na aldeia de reassentamento de Mboza. De acordo com os objetivos previstos, a escola primária é composta por seis blocos de classes (área total = 10000m2) com o seguinte: 10 classes, 1 bloco administrativo, com 4 gabinetes para o Diretor Geral, Diretor Administrativo, pessoal administrativo, professores e assembleias gerais.
A infraestrutura da escola também inclui: um bloco de duas salas de aula para o ensino médio, um bloco de biblioteca e um bloco de banheiros.
{gallery}mboza/escola{/gallery}
Posto Policial
Foi construído e entregue ao governo o posto policial no reassentamento de Mboza para a segurança dos moradores.
{gallery}mboza/postopilicial{/gallery}
Gabinete da mulher e Assistência Social
Um escritório de atendimento à mulher e assistência social foi construído no reassentamento de Mboza para acomodar as crianças e mulheres vítimas de violência doméstica.
{gallery}mboza/atendimento-mulher{/gallery}
Igrejas
Quatro igrejas de quatro congregações diferentes foram construídas para beneficiar o reassentamento de 272 famílias na área de Mboza.
{gallery}mboza/igrejas{/gallery}
Mercado
No âmbito das infraestruturas sociais foi construído um mercado para as famílias.
{gallery}mboza/mercado{/gallery}
Estradas primárias, secundárias e terciárias
Cerca de dezesseis (16) quilômetros de estradas de terra foram abertas na aldeia de reassentamento composta por estradas primárias, secundárias e terciárias para permitir as conexões de todas as 272 casas às infraestruturas sociais. Asfaltagem do troço interior de 1,1 quilómetro desde a estrada principal N7 até à entrada da Aldeia de Mboza, terminou com uma rotunda.
{gallery}mboza/estradas{/gallery}
Um sistema de energia elétrica composto por aproximadamente 5km de linha de mídia, um sistema de energia composto por cerca de 5 quilômetros de linha de média tensão a 33kv, 06 a 10 postes de transformação de 160 KVA, e aproximadamente 12 quilômetros de iluminação pública e rede de baixa tensão.
Sistema de àgua
Foi construído um sistema constituído por 18,2km de extensão de tubagem, uma estação elevadora de pressão de água com todos os painéis de controlo, um tanque principal de betão com capacidade de 300 m3. Da área dos furos, a água é bombeada para o reservatório intermediário com bombas (estação de reforço) e da estação de reforço a água é bombeada para o reservatório principal na aldeia de reassentamento. Por fim, a partir do reservatório principal (localizado na aldeia de reassentamento) a água será distribuída por gravidade para todas as ruas da aldeia através de um sistema de distribuição reticulado.
Os residentes locais irão conectar a água da rede reticulada de canos em toda a aldeia e cada família pode canalizá-la para sua própria casa, se desejar. O fluxo de água foi testado positivamente desde a área de área dos furos até as torneiras das casas no reassentamento de Mboza. Foi construído um sistema constituído por 18,2km de extensão de tubagem, uma estação elevadora de pressão de água com todos os painéis de controlo, um tanque principal de betão com capacidade de 300 m3.
Da área dos furos, a água é bombeada para o reservatório intermediário com bombas (estação de reforço) e da estação de reforço a água é bombeada para o reservatório principal na aldeia de reassentamento. Por fim, a partir do reservatório principal (localizado na aldeia de reassentamento) a água será distribuída por gravidade para todas as ruas da aldeia através de um sistema de distribuição reticulado.
Os residentes locais irão conectar a água da rede reticulada de canos em toda a aldeia e cada família pode canalizá-la para sua própria casa, se desejar. O fluxo de água foi testado positivamente desde a área de área dos furos até as torneiras das casas no reassentamento de Mboza.
{gallery}mboza/agua{/gallery}